Como Produzir Um Texto de Qualidade? E o Que é Conteúdo de Qualidade? Marketing de Conteúdo!

Como produzir um texto de qualidadeTodos nós que somos blogueiros precisamos saber como produzir um texto de qualidade para os artigos dos nossos blogs, mídias sociais, para os e-mails entre outros, isso é fato.

Mas antes de criar qualquer conteúdo, seja para onde for é preciso saber de fato o que é conteúdo de qualidade para que possamos produzi-los.

Existem muitas definições do que é conteúdo de qualidade, mas apenas uma dessas definições importa para nós.

Tem gente que diga que conteúdo de qualidade é aquele que traz visitas, outros já dizem que é aquele que vende, outros falam que é aquele que tem foco no usuário, enfim poderia ficar aqui citando inúmeros outros.

Mas o que importa de verdade para a gente e que é a definição mais importante, é a seguinte: conteúdo de qualidade é aquele que alcança o objetivo.

Todo conteúdo que formos produzir, seja ele um artigo, um vídeo, um podcast, uma postagem nas mídias sociais ou até mesmo um e-mail, ele tem que ter um objetivo especifico a ser alcançado.

“Então para ficar claro conteúdo de qualidade é aquele que alcança o objetivo desejado. ”

A primeira coisa que é importante você saber a partir desse momento é que nem todo conteúdo vai alcançar vários objetivos, por exemplo, não é todo artigo que vai gerar vários comentários, vendas e compartilhamento nas mídias sociais.

É muito mais fácil a gente estabelecer um único objetivo para a criação do nosso conteúdo, do que tentar alcançar todos os objetivos em um único artigo.

Um exemplo é que se eu for querer que um artigo só gere vendas, comentários e compartilhamento são três objetivos para um único artigo.

Eu posso passar meses tentando criar um artigo que me traga esses três resultados e provavelmente eu não vou conseguir e se eu conseguir vai levar muito tempo para que eu consiga fazer isso.

Porém é muito mais fácil escrever três artigos um para cada objetivo que se deseja alcançar ao contrário de querer que um único alcance os três objetivos.

Qual a Base Para Criar Conteúdo de Qualidade?  

Como produzir um textoA base para se criar um conteúdo de qualidade é justamente um problema, ou seja, é um problema, uma dificuldade, uma dor que o seu AVATAR tem.

AVATAR: Pessoa alvo para qual estará oferecendo um produto ou serviço.

Porque todo conteúdo seja ele um vídeo, um e-mail, um artigo ou outro qualquer é importante que ele traga um resultado baseado no objetivo que se quer alcançar (lembra que eu falei de objetivo mais acima), mas o que vem a ser esse resultado?

Esse resultado simplesmente deve ser a solução para um determinado problema que o seu público alvo tem e ou deseja alcançar.

E o que deve ser feito para garantir que todo conteúdo tenha qualidade? É simples, basta você ir atrás dos problemas que o seu público tem e sempre criar conteúdo que resolva esses problemas, fazendo dessa forma você garante que todo conteúdo que produzir tenha qualidade.

Ao buscar os tipos de problemas que o seu público vem tendo você deve se assegurar que esse problema seja atual. Como assim atual?

Atual no sentido de ser um assunto que esteja em evidência, onde todo mundo está falando sobre aquele determinado assunto e que também estejam à procura da solução para aquele assunto.

Recomendo que você faça uma lista com vários problemas relacionados ao seu nicho de mercado, para que toda vez que for criar um novo conteúdo você vá a sua lista para pegar o assunto do qual você vai falar, ao invés de todas as vezes ter que sair procurando qual é o problema que será abordado por você.

3 Formas Para Encontrar Problemas Atualizados Para a Criação de Conteúdo de Qualidade! 

Como produzir um texto de qualidade1 – Grupos do Facebook e Fóruns: na verdade você pode procurar não somente nos grupos e fóruns e sim em qualquer comunidade da internet onde as pessoas se encontram para discutir determinados assuntos é um bom local para se encontrar problemas.

Mas a moda do momento realmente são os grupos do facebook, onde existem inúmeros grupos dos mais diversos assuntos. Nós grupos você pode ver quais são as principais dúvidas que as pessoas estão postando e com isso você pode ter ideias para a criação do seu conteúdo.

2 – Youtube: hoje em dia o youtube é o segundo maior buscador que existe na internet, perdendo apenas para o Google, com isso você pode aproveitar o número de vídeos existentes e procurar nos comentários dúvidas que as pessoas postaram e que não foram respondidas pelos donos dos vídeos, e com isso você pode criar conteúdo baseando-se nas perguntas que foram deixadas.

3 – Sua História: através da sua própria história você pode encontrar problemas e dificuldades que você mesmo teve, que você mesmo enfrentou um dia e que tenha tudo a ver com o seu nicho de mercado e criar um conteúdo para o seu público.  

A Simples Fórmula De Como Produzir Um Texto ou Qualquer Tipo de Conteúdo! 

A partir de agora vou lhe ensinar como produzir um texto ou qualquer outro tipo de conteúdo de uma forma simples e pratica, essa formula é tão simples que com o tempo você irá passar a aplica-la de cabeça sem precisar ficar fazendo rabiscos no papel.

1º Passo –  Escolher um tema: aqui você vai escolher um tema, ou seja, um assunto dentro do seu nicho de mercado, e esse assunto é o que irá definir o conteúdo do seu artigo ou vídeo e que também garante que você não se perca durante o desenvolvimento do seu conteúdo.

Tendo agora uma direção para seguir tudo o que precisamos fazer é fatiar esse tema em pedaços, escolher apenas uma fatia e jogar o resto fora! Sim, todo tema é extenso demais para trabalharmos ele por completo. Devemos sempre quebrar em subtemas e utilizar apenas um.

2º Passo – Pegar um problema relacionado ao tema: nesse caso o problema será a base do conteúdo, é o que garante que o conteúdo terá qualidade. Os problemas no caso são as dores, as dificuldades que as pessoas encontram para resolver alguma coisa.

Por exemplo no nicho de saúde, os problemas que o seu avatar pode encontrar seria como emagrecer com dieta, como emagrecer fazendo exercícios, como emagrecer usando remédios, e por aí vai.

Quando você identifica quais são os problemas que o seu público alvo encontra é o momento de seguir para o próximo passo que é o desenvolvimento do conteúdo.

Para identificar os problemas que o seu mercado tem, você deve pesquisar o seu mercado, observar o comportamento do seu público alvo e ver onde eles estão com dificuldades, quais assuntos nos blogs concorrentes possuem muitos comentários e levantar as informações para medir qual tem mais relevância e qual tem menos relevância.

3º Passo – Desenvolvimento do conteúdo: aqui nesse passo é onde você irá responder as perguntas relacionados ao problema que foi identificado e que o seu público alvo está buscando, ou seja, é onde você entrega a solução para aquele determinado problema.

Tome cuidado para não se perder nesse passo, para que você não se perca tome sempre por base o tema do conteúdo que você está desenvolvendo para lhe dar direcionamento.

Essa é a formula que utilizo para desenvolver o meu conteúdo, e acredito que se aplicar esses passos com o tempo você também estará criando conteúdo de qualidade para o seu público.

E não se preocupe, pois, com o passar do tempo você logo, logo estará aplicando essa formula de cabeça e estará criando excelentes conteúdos para as pessoas que te acompanha.

Clique aqui caso queira aprender mais sobre o assunto!

Curso Gratuito Ensina Como Criar um Blog de Sucesso Passo a Passo!

32 Comentários

  1. Rodrigo Paiva

    Quem trabalha com marketing de conteúdo não pode deixar de atentar para a qualidade do mesmo. Vejo muita coisa de péssima qualidade por ai. Isso diferencia muito um trabalho bom de um trabalho medíocre!Ótimas dicas! excelente conteúdo!

  2. Bruno Costa

    Valeu por compartilhar! Eu trabalho com marketing digital sei que é essencial ter uma produção de conteúdo eficaz. Irei colocar em prática os pontos mencionados.

  3. ótimo artigo, vai me ajudar muito na criação de meus artigos,vou baixar seu e-book também,valeu pela ajuda!!

  4. Gostei muito do Artigo, eu trabalho com texto faz alguns anos, mais preciso cada vez mais ficar inteirado no assunto para poder escrever mais. Essas 3 Formas Para Encontrar Problemas Atualizados Para a Criação de Conteúdo de Qualidade, foi a parte que mais gostei

  5. Que artigo completo meus parabéns, comecei com um blog agora e vou anotar tudo para poder colocar em prática pois sou iniciante.

  6. Escrever um artigo de qualidade não é para qualquer um, ainda mais com as mudanças do Google, que sempre está de olho no seu conteúdo, o Google está dando vantagem só para conteúdo que agrega valor para o visitante, este artigo explicou os passos principais para criar um conteúdo de valor parabéns.

  7. Nossa! Taí uma dor muito grande que eu tenho: criar conteúdo relevante. Muito obrigada por esse artigo, pois você elucidou muitas dúvidas que eu tinha. Vou colocar seus conselhos em prática. Valeu!

  8. Muito bom este texto, realmente escrever não é nada fácil as vezes tenho um certo bloqueio para concluir as minhas ideias, valeu.

  9. Flávio

    No momento to trabalhando só com vídeos,então pra mim faze um bom vídeo tenho que usa o mesmo passo que usa pra fazer um artigo?

  10. Quase sempre estou sem “inspiração” para escrever. Vivo postergando. Essas dicas foram motivadoras. Baixei o curso grátis, acho que vai me ajudar. Muito Obrigado.

  11. Eu estou tendo sérios problemas no marketing digital devido não conseguir escrever textos que atraiam a atenção do leitor, esse curso é para mim com certeza. valeu

  12. Que ótimo texto, aprendi muito com ele. Assim já aprendi como criar mais conteúdos para meus clientes. Muito instrutivo! Parabéns

  13. Cleber junqueira

    A minha maior dificuldade é escrever um testo de qualidade, esse seu artigo me ajudou muito, vou colocar em prática suas dicas para ver se consigo desenvolver algo.

  14. cleber

    Bem isso mesmo, para criar um conteúdo de qualidade primeiro você tem que saber o que seu público está procurando e a solução daquela dor. Bem passo a passo seu artigo, muito bom.

  15. Conteúdo é Rei , e realmente de longe é o que mais vende ! , eu tou passando aplicar essa metodologia, porque quando se tem um conteúdo de qualidade você engaja e vende mais , eu pretendo aprender mais gostei muito do seu post , continue com esse trabalho parabéns , sigo sempre aqui o blog !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *