5 Tipos de Artigos Que Você Pode Escrever No Seu Blog

Tipos de ArtigosNesse artigo quero tratar sobre os tipos de artigos que você pode criar para o seu blog. Basicamente são 5 os tipos de artigos que é possível ser criado.

Como já mencionei em um outro post aqui nesse blog todo artigo pode virar um vídeo, um infográfico e até mesmo ser resumido e transformado em um e-mail para que você possa enviar para sua lista de contatos.

Basicamente todo conteúdo é montável, ou seja, você pode transforma-lo em outros formatos e mudar a forma de entregar para o seu público.

Então vamos dar continuidade ao nosso post. Como já mencionei aqui acima existem 5 tipos de artigos, que é o que vamos aprender a partir de agora.

Clique Aqui Para Aprender a Escrever Artigos

Conheça Quais São os 5 Tipos de Artigos 

Artigos PopularesArtigos Populares: são aqueles artigos que ficaram famosos no seu blog, são artigos que por algum motivo chama muita atenção e que por algum motivo as pessoas gostam muito dele.

Podem ser artigos com conteúdo que tenha muito haver com o seu nicho de mercado e que provavelmente nunca sai de moda.

Por isso todos acabam procurando e consequentemente ficam popular, aqui existem vários motivos para um artigo poder ficar popular.

Quando você tiver um artigo que ficou popular no seu blog, porém ele não converte em nada!

Edite o artigo e coloque links para outros artigos relacionados ao mesmo assunto, onde o leitor possa ter links para as resenhas de produtos ou landing pages.

Afinal, não vale de nada ter um artigo bem visitado e recomendado se ele não contribuir em nada para converter ou segurar o leitor por mais tempo no blog.

Artigos MatadoresArtigos Matadores: eu chamo de artigos matadores aqueles que são mega otimizados para as principais palavras chave do seu nicho de mercado, porque todo nicho de mercado tem as suas palavras chave principais.

Palavras chave são as buscas que as pessoas realizam no google para procurarem o que elas querem e todo nicho de mercado sempre tem aquelas palavras que são as mais pesquisadas.

Quando você otimiza um artigo ao máximo para essas palavras chave principais com o objetivo de torna-los bem posicionados nos mecanismos de busca eu chamo de artigos matadores.

Porque as principais palavras chave do seu nicho de mercado todo mundo quer ranquear para elas e por eles estarem brigando com a concorrência os considero artigos matadores.

Porém é muito difícil concorrer para uma palavra onde existe muitos concorrentes e com um número grande de buscas mensais, para você conseguir posicionar um artigo matador na primeira página do google.

Recomendo que foque em palavras chave de cauda longa, ou seja, palavras de baixa concorrência e que contenha poucas buscas porque será mais fácil para ranqueá-las na primeira página.

Pois a maioria esmagadora dos seus concorrentes não olham para elas por conter um volume de buscas muito baixo, e essas palavras são uma mina de ouro pelo fato das pessoas que pesquisam por elas ser um público quente.

Para você descobrir quais são essas palavras com baixa concorrência e com baixo número de buscas recomendo que utilize o Planejador de Palavras Chave do Google para realizar pesquisas por ideias de palavras fáceis de ranquear.

Artigos PolêmicosArtigos Polêmicos: como o próprio nome já diz, são aqueles artigos onde você trata de um assunto polêmico, assuntos do momento, assuntos que estão na moda.

Artigos polêmicos normalmente são assuntos que causam muita repercussão e que normalmente geram muita audiência, e o objetivo do artigo polemico é justamente você trazer leitores novos para o seu blog para que esses leitores venham conhecer o seu trabalho.

Um dos problemas de assuntos polêmicos é que eles deixam de ser interessantes muito rápido, a partir do momento em que eles ficam populares logo aquele assunto já não vai despertar tanto interesse.

Porém criar artigos polêmicos é importante para trazer novos visitantes para o seu blog, por isso crie sim artigos polêmicos.  

Nesse caso, fique atento nisso para ser um dos primeiros a escrever sobre o assunto da moda, para sair na frente e ganhar uma grande quantidade de visitas.

Tendo um blog preparado para capturar contatos você conseguirá ganhar muito dinheiro através de propagandas de afiliados no seu blog e principalmente pela prática do e-mail marketing.

Artigo Controverso Artigos Controversos: são aqueles artigos onde você está contradizendo alguma coisa, por exemplo no Marketing Digital é comum ouvir e dizer que construir listas de contato com o e-mail das pessoas é o seu maior ativo e que o dinheiro está na lista.

Agora imagina você contradizer isso, quando você cria algum conteúdo que está contradizendo algum determinado assunto onde você está indo contra a opinião de todos, você está criando artigos controversos.

E o objetivo disso é chamar a atenção é fazer com que todo mundo que chegar no seu blog ao ver esse artigo controverso ele leia imediatamente.

Porque é esse o efeito que dá, assim que todo mundo bater o olho no título do artigo, todo mundo vai ficar curioso.

Sendo então, vai abrir o artigo e vai ler o seu conteúdo por você estar indo contra a opinião dela, você está gerando um confronto com aquela pessoa, então com certeza ela quer saber o porquê você está falando aquilo.

O segredo aqui é pegar um assunto que todos concordam e distorcer completamente, já informando isso no título do artigo.

Isso será como brigar contra todos através das palavras, mas se você conseguir ser criativo e convincente fazendo críticas construtivas, poderá obter excelentes resultados com essa prática.

Mas tome cuidado para não se embaraçar ao escrever artigos dessa forma. O segredo é criticar com base em um problema e trazer uma solução mais simples.

Artigos VendedoresArtigos Vendedores: e por último como o próprio nome já diz o objetivo desse tipo de artigo é realizar vendas, e dentre os artigos vendedores existem dois tipos de artigos que são:

Tipo A – Artigos que detalham o produto por completo, chamando o leitor para comprar o produto! (Landing pages ou resenhas).

Esse tipo de artigo faz a venda de forma descarada do produto, onde esse tipo de artigo é para o leitor que gosta de recomendações, e para leitores que já te conhece e confia nas suas indicações.

Tipo B – Artigos que falam de um problema e colocam o produto como única solução, ou a melhor solução para tal.

Já esse tipo de artigo tenta vender de uma forma mais discreta, onde esse tipo de artigo é para o leitor que não gosta quando alguém tenta vender algo para ele, é para o leitor novo, que ainda não confia em você o suficiente para aceitar sua indicação ou que ainda não te conheça.

Esses dois tipos de artigos existem para atender as expectativas dos dois tipos diferentes de leitores que podemos ter.

É importante que você tenha esses dois tipos de artigos no seu blog para converter os dois diferentes tipos de leitores que possam chegar aos seus artigos.

Bom, eu espero que esse artigo tenha lhe ajudado! E caso você queira continuar aprendendo sobre criação de artigos clique no link abaixo.

Quero Aprender Mais Sobre Artigos

Curso Gratuito Ensina Como Criar um Blog de Sucesso Passo a Passo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.