Como Engajar os Leitores do Seu Blog – 7 Dicas!

Engajamento socialO fluxo de pessoas que visitam seu blog é fundamental na hora de dizer se ele tem ou não sucesso, e consequentemente, se o conteúdo apresentado é bom o bastante para as pessoas passarem a confiar, essa realidade pode causar uma quantidade maior de visitas, comentários e troca de ideias.

É por isso que trago 7 maneiras diferentes para descomplicar tudo e aproximar os usuários dos seus textos, de forma positiva e objetiva. Antes de mais nada, o engajamento de pessoas em seu blog é de extrema importância, pois um usuário não interessado em seu conteúdo, nunca voltará ao seu blog, gerando assim usuários desinteressados sobre o que você posta, causando aumento de taxa de rejeição.

A taxa de rejeição acontece quando um usuário deixa seu blog depois de visualizar apenas a primeira página de conteúdo. Se essa taxa subir, ou seja, ultrapassar os 70%, você poderá ter alguns problemas em ser indexado pelos motores de busca, o Google, por exemplo. O que poderá fazer diminuir drasticamente o seu número de visitas.

Sendo assim, aqui vão umas dicas para você:

Como Engajar

  1. Converse com os usuários

Para manter um bom relacionamento com seus visitantes, é essencial que haja uma boa comunicação entre você e quem passeia em seu blog. Crie chats de bate-papo online, crie fóruns de ajuda e esteja sempre presente em seu canal para interagir com os leitores. Um texto comunicativo não fica chato, ao contrário, é mais fácil de ler, entender e debater depois. Um texto que converse com o leitor é fundamental para melhorar esses aspectos pertinentes e assim envolver seus “alvos”.

  1. Poste com regularidade

A postagem com frequência irá dizer se você é dedicado ao seu blog, porque quanto mais você entra, mais conteúdo você posta, sendo assim, compartilha experiências com os usuários.

Um blog abandonado demonstra falta de interesse, e consequentemente o usuário também se sentirá assim, portanto também o abandonará muito em breve, gerando o que eu falei anteriormente, a taxa de rejeição. Portanto não deixe de postar! Poste sobre tudo o que acontece, busque temas novos, coisas do cotidiano, temas interessantes, matérias que você viu na televisão ou no jornal, seja criativo. Caso não seja, sugiro que se alinhe mais aos meios de comunicação e perceba o mundo ao redor, pois é isso que os usuários procuram ao pesquisar algo no Google: Conhecimento. E conhecimento nunca é demais.

  1. Seja atrativo

Busque sempre coisas novas para seu blog, faça propaganda de divulgação, poste sobre eventos que irá acontecer, etc. As pessoas querem isso. Além disso, compartilhar suas ideias é um bom começo, os usuários também devem participar, daí há um melhor engajamento entre seu blog e as pessoas que também estão postando, gerando mais conteúdo e informação.

Para que seus usuários queiram compartilhar um conteúdo publicado é necessário que eles se identifiquem, que tenha afinidade com seus interesses e objetivos. Por isso, conhecer a audiência é garantir um bom direcionamento de conteúdo e engajamento. Você estará falando a mesma língua e sendo atrativo. O público só tende a crescer e valorizar o blog. Mas lembre-se: Trate de publicar conteúdos com propriedade, consistência e relevância.

  1. Crie sua própria personalidade virtual

Invista no visual do seu blog, que é um grande atrativo para quem o visitar. Tenha uma identidade visual clara, nas redes de comunicação, personalize seu perfil agregando imagens e informações relevantes para o público-alvo.

  1. Cresça sua lista de e-mail

Crescer sua lista de e-mail faz com que você mantenha contato com seus usuários, e daí ocorrer comunicação. Quanto mais pessoas adicionadas à sua lista, melhor.

  1. Utilizar estilo de escrita adequada aos seus usuários

Sua escrita deve ser limpa, descontraída, escreva de forma que envolva o leitor e que não fique um texto obsoleto, entediante e complicado de entender.

Descomplique! Fale palavras bonitas, sim, mas que elas se enquadrem naturalmente na sentença e não se torne algo forçado e de difícil compreensão.

As pessoas gostam de uma pesquisa informativa e objetiva, algo sem tantos rodeios, portanto seja simples.

  1. Optar por parágrafos curtos

Os parágrafos curtos dão ideia de que o texto é menor do que aparenta ser. Dividir o seu texto em vários parágrafos torna o seu texto mais leve e não tenderá a aborrecer o leitor.

Portanto aproveite essas informações e insira em seu blog, pois só assim ele terá todo o potencial de crescimento!

Curso Gratuito Ensina Como Criar um Blog de Sucesso Passo a Passo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *