Como Definir Metas Atingíveis?

Definindo metasTodo mundo tem um sonho a realizar, seja a casa própria, um carro, um bom emprego, entrar na faculdade ou até mesmo visitar a Disney, mas no nosso caso estamos falando de metas que possamos alcançar com o objetivo de ter o seu próprio negócio online, seja ele de que nicho for.

Mas para alcançar esses sonhos é preciso que se saiba como definir metas específicas, para isso, determinar metas é relativamente fácil, afinal é como uma lista de tarefas a serem cumpridas, no entanto, executar todas elas é um pouco difícil, mas necessário para se alcançar um objetivo. É por isso que as metas estabelecidas devem ser atingíveis e não surreais.

Níveis de Metas

Ao decidir estabelecer metas para o seu negócio online é importante que você saiba estipulá-las adequadamente. Metas muito fáceis podem lhe deixar acomodado com o passar do tempo, enquanto as metas muito difíceis podem gerar desmotivação.

As metas ideais são aquelas que irão lhe tirar da zona de conforto, mas não te trazem desespero e quando são bem definidas podem servir como uma bússola para alcançar o seu objetivo final.

O Erico Rocha da Ignição Digital escreveu a respeito do assunto resumindo-o na “Regra das 3 Metas” que funciona da seguinte forma:

A Primeira Meta é uma meta básica. Pense num objetivo e defina qualquer coisa que lhe tire da inércia para subir o primeiro degrau. Essa meta servirá para que você perceba que deu o primeiro passo para iniciar o projeto que você quer desenvolver. Cumpra essa meta.

A Segunda Meta deve ser mais desafiadora que a primeira. Aquela cuja conclusão irá gerar alívio e o fará pensar: Eu fiz um ótimo trabalho!

A Terceira é a última meta, o alcance do objetivo final que você definiu. Essa deve ser difícil, deve exigir seu esforço e dedicação, mas não pode ser impossível. Você deverá se empenhar para alcançá-la. Ela será o ápice do projeto.

Depois de cumprida a meta final, pare e analise o que foi feito. Pense nas suas atitudes e resultados. Em que você poderia melhorar? Use esse “teste” como base e defina novas metas.

Como Definir Metas Adequadas

Como Definir Metas

Como foi dito acima, é necessário estabelecer metas em que tragam a possibilidade de conclusão, começando de algo simples, para um item de maior exigência. Mas como saber se a meta é atingível? 

Pense em seu objetivo e no que precisa fazer para alcançá-lo. Imagine o caminho que deve ser trilhado passo a passo, ao invés de ver apenas o distante fim.

Estabeleça um tempo de execução. As metas precisam ter um “limite”, quando você quer que essa meta esteja cumprida? Se ela for simples, pode ser amanhã, se for à mudança de um hábito, precisará de um pouco mais de tempo, então estabeleça um período que imagine ser adequado, mas ao mesmo tempo desafiador, que lhe tire do comodismo.

Pergunte a si mesmo: Essa é uma meta possível? Não se pode, por exemplo, tentar cumprir o objetivo de economizar “200 reais por mês” se depois de pagar as contas sobrarem apenas 30 reais para você. Só você pode decidir a “altura” do seu objetivo, só você sabe a melhor forma e pode ou não decidir o que usar naquele momento, após refletir sobre o assunto.

Plano de Ação

Tenha um plano para o que deseja fazer. Comece por algo simples. Então passe para cumprir as tarefas do dia. Talvez você não consiga adequar tudo ao curto espaço de 24 horas, mas tente de novo até atingir essa meta. Conseguiu? Agora tente fazer todas as tarefas em seus devidos horários. E assim por diante. Não queira abraçar o mundo todo de uma só vez. Tenha paciência consigo mesmo e se parabenize pelos seus feitos. Use tudo que ocorrer de bom durante a jornada para a realização do seu objetivo, pois a alegria e a motivação são o combustível para seguir em frente.

Organização

Organize-se. Ao estabelecer uma meta, você deve organizar o seu dia a dia, a fim de conseguir cumpri-la adequadamente. Se você deseja acordar mais cedo, deve programar seu dia para que consiga ir pra cama mais cedo, a fim de descansar o suficiente para acordar no horário correto no dia seguinte. No entanto, sempre pode haver imprevistos que mudem a sua rotina, não desanime, continue tentando.

Vencer os desafios

Desafios irão aparecer no decorrer, mas você também pode estabelecer a meta de continuar lutando. Confie em si mesmo. Sonhe, tenha objetivos, estabeleça metas, cumpra-as e assim, tudo estará ao seu alcance.

Mesmo que muitas vezes seja necessário um esforço a mais de simplesmente levantar o braço para ligar a luz, continue firme, compre uma escada, suba nela e instale uma lâmpada ainda mais forte para iluminar a sua jornada, mas jamais desista!

Se você gostou desse artigo compartilhe com seus amigos e deixe o seu comentário.

Curso Gratuito Ensina Como Criar um Blog de Sucesso Passo a Passo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *