Funil de Vendas: Qual A Importância de Criar Uma Lista de E-mails?

A Importância de Criar Uma Lista de E-mails

Para vender um produto ou serviço pela internet, não se segue o mesmo procedimento habitual de uma loja física, que conta com o efeito de marketing das vitrines e propagandas em comerciais por isso é importante criar um funil de vendas que converta o seu prospecto em um possível cliente.

Elaborar um marketing virtual de produtos vai além de uma página de site ou blog, é necessário divulgar e lembrar aos clientes sobre a existência de sua página por isso a importância de criar uma lista de e-mails é grande.

E a melhor maneira de divulgar um produto ou serviço é por meio de uma lista de emails, que possibilita um contato real e constante. Os resultados promissores dessa técnica têm ampliado a gestão com ótimos resultados.

Qual A Importância de Criar Uma Lista de E-mails Para Enviar Ao Seu Funil de Vendas?

Antes de você começar a enviar mensagens para as pessoas, é indispensável ter uma lista de contatos, não se trata de obter listas prontas, mas sim de conquistar seus visitantes, a ponto de fazê-los inserir seu próprio e-mail.

Isso demonstra que ele gostou de seu site e que deseja receber suas notificações, o que já é um grande ponto para você!

Enviar Newsletter (boletim informativo) para um internauta que não tem interesse em obter as informações, pode ser uma grande perda de tempo e dinheiro, já que a sua mensagem pode cair na caixa de spam ou mesmo ser mal vista pelo usuário.

Já ao enviar um boletim informativo ou alguma promoção para pessoas que demonstraram interesse pelos seus produtos, terá um resultado já previsto, que é converter a publicidade em lucro.

Criar Uma Lista de Contatos

Mesmo que você demore em concluir a sua lista de contatos (porque ela é contínua e deve ser, para que haja crescimento em seu portal), a forma certa de criar uma lista é fazendo um guia de interesses, no qual o visitante de sua página poderá se inscrever por vontade própria, com a intenção de receber as novidades do seu site ou blog.

Sempre tente identificar os usuários que estão em sua lista por algum tempo, e que não vem contribuindo para o crescimento de sua página, mesmo sendo pessoas que não se interessam pelos seus produtos ou mesmo emails inválidos, ela precisam de devida atenção, pois ali podem estar clientes em potencial.

Procure fazer uma reconquista, você tem a opção de eliminá-las ou aperfeiçoar a sua lista e melhorar a qualidade.

Não Faça Spam

  • Somente envia emails de marketing para pessoas de sua lista de contatos.
  • Ofereça a opção de sair da lista para os usuários.
  • Evite sobrecarregar as caixas de email com mensagens mal vistas.
  • Permita a opção para os usuários tirar suas dúvidas.

Boletim Informativo, o Método Que Funciona

Muitas empresas e blogs/sites estão usando um método de Newsletter (boletim informativo).

Fazendo suas distribuições de tempos em tempos, de forma frequente, para manter os assinantes atualizados. Isso tem funcionado e melhorado bastante os resultados em vendas.

O newsletter tem como principal função publicar as informações ou novidades sobre um designado assunto.

Um bom exemplo são as lojas online, quando um cliente realiza uma compra de determinado produto é cedido um boletim informativo com as informações de seus novos produtos, promoções; ou também para avisar que tem um produto de interesse que já está disponível.

Este tipo de métodos também pode ser adotado para blogs, porém em vez de apresentar produtos, os boletins podem oferecer conhecimento.

Com Que Regularidade o E-mail Marketing Deve Ser Enviado?

Pode variar de acordo com o que se quer oferecer e de que modo foi realizado o cadastro na lista de contatos, por exemplo, verificando o tipo de interesse do seu visitante.

Enviar todos os dias: Você gostaria de receber os mesmos tipos assuntos todos os dias? Se sua resposta foi não, você está certo, pois este método só funciona se caso o site for um jornal ou revistas online, onde todos os dias têm noticias novas a oferecer

Enviar por mês: É o mais adequado, porém deve-se tomar muito cuidado para não cair no esquecimento. Para que este tipo de coisa não aconteça você tem que dar um grau de importância ao seu produto para que ele possa ser muito bem visto.

Enviar por semana: É perfeito, pois lembra ao seu cliente, de que na semana anterior seu blog/site ou loja virtual enviou uma mensagem com algumas promoções, porém se ele não teve a oportunidade de comprar naquele dia, poderá ter mais opções dessa vez. Essa é uma maravilhosa estratégia.

Portanto, tendo uma boa lista de emails em mãos, você poderá não somente efetivar a venda em seu blog/site, como também trazer novos visitantes e ao aplicar todas as informações aqui contidas, desenvolverá um ótimo relacionamento com seus clientes e futuros clientes!

Bom, caso você queira aprender mais sobre o assunto e também queira aprender como criar um funil de vendas onde você pode capturar contatos que realmente estejam interessados no seu assunto e posteriormente fazer vendas, recomendo que conheça o Funil de Vendas Inteligente.

O Funil de Vendas Inteligente é um conteúdo que vai te ensinar a atrair o seu cliente, estabelecer um relacionamento com ele e posteriormente concretizar a venda! Para conhecer melhor clique no link abaixo!  

Quero conhecer o curso sobre Funis de Vendas Inteligente! 

Se de alguma forma esse artigo te ajudou deixe um comentário e compartilhe com os seus amigos!

Curso Gratuito Ensina Como Criar um Blog de Sucesso Passo a Passo!

33 Comentários

  1. Eliakim Ralph

    Parabéns pelo seu artigo.
    Seu conteúdo me ajudou bastante e obrigado por compartilhar.

  2. Fabiano Porteiro

    Lista de e-mails é o coração do marketing digital com uma lista enganjada, podemos sempre nos relacionar com ela e sempre enviar dicas e novidades.

  3. Alan Andrade

    ola eu consigo trabalhar o marketin digital para conciliar o Markrting multi nivel

  4. ROSANA NOGUEIRA

    Excelente artigo.
    O funil de vendas para mim ainda é um bicho de sete cabeças… rsrs
    Obrigada por compartilhar;

    • Quando você aprender como funciona tudo vai ver que é muito simples…
      Por nada, volte sempre…

  5. Marcos Ferreira

    Lista de email sempre será uma excelente forma de ganhos reais na internet, valeu pelas dicas, quero conhecer mais !

  6. Aprendi muito com essas dicas, obrigado por compartilhar, baixei também o ebook, depois retorno para falar dos resultados

  7. Estava procurando por esse artigo mesmo e funis de venda! Gratidão, agora vou aprender a usar a minha lista corretamente

  8. Criar uma lista de email é fundamental para um afiliado conseguir fazer vendas de forma orgânica, muito bom mesmo. Muito obrigado

  9. Eu sou prova viva que funil de vendas vende muito, e que ter uma lista segmentada é o caminho para realizar vendas fraquentes, recomento muito!

  10. Como algumas pessoas dizem que o dinheiro está na lista vou começar a criar a minha agora mesmo para não perder ais clientes.

  11. Flávio

    Boa noite Hermes não entendo muito bem de funil de vendas…Poderia dize que uma sequencia de emails faz parte do funil de vendas?Ou emails é pra ter uma relação com as pessoas?

    • As duas coisas Flávio, uma sequencia faz parte do funil de vendas e também serve para gerar relacionamento com seus possíveis clientes!

  12. Rodrigo Paiva

    Relutei muito tempo em criar listas e finalmente me rendi. É realmente de suma importância. Muito Obrigado!

  13. Costumo a dizer, que lista é a alma do negócio, obrigado por mais um artigo, está me ajudando muito com seus conteúdos!

  14. Opa! obrigado por compartilhar esse conhecimento , parabéns foi bem explicado, agora vou lá colocar em prática o que aprendi aqui muito obrigado vlw

  15. Excelente sua matéria! Eu já tenho minha lista (pequena) montando a estrutura adquiri um autoresponder, mas não tinha ciência sobre funil de vendas. Por isso baixei o E-book Funil de Vendas Inteligente. Muito Obrigado pela indicação.

  16. Cara quero muito aprender a configurar funis de vendas ! , com seu conteúdo ficou mais claro ! vou agora aplicar por que eu sempre fugir disso, achava complicado ! valeu mesmo me ajudou

  17. Realmente a lista de emails é um dos passos mais importantes na criação da estrutura de um projeto de marketing digital, pois é imprescindível que tenhamos uma boa comunicação com os nossos prospects. Excelente artigo! Parabéns!

  18. Parabéns pelo artigo, tenho procurado muito pelo assunto para poder criar um funil de vendas eficiente que realmente me de resultados por que sei da importância e os resultados que pode trazer, e a artigo me ajudou muito e esclareceu minhas dúvidas obrigado pelo conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *